DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

PGPAT0023 - INTRODUÇÃO ÀS CIÊNCIAS DO PATRIMÔNIO (60 horas, 04 créditos) Exclusiva para discentes do PPGPatri

Ementa: Ciências do patrimônio como campo interdisciplinar para o estudo do patrimônio cultural. Conceitos básicos sobre a relação entre patrimônio, sociedade e tecnologias. Patrimônio Integral. Discute metodologias integradoras para a análise e conservação do patrimônio. Apresenta questões de ordem ética, política e a legislação sobre patrimônio cultural.


PGPAT0022 - PENSAMENTO PRESERVACIONISTA, PERMANÊNCIAS E TRANSFORMAÇÕES NO PATRIMÔNIO CULTURAL (120 horas, 08 créditos) Exclusiva para discentes do PPGPatri

Ementa: Antecedentes históricos e suas influências no pensamento preservacionista (documentos, descoberta de Herculano e Pompéia, Revolução Francesa). Intervenções nas preexistências não clássicas durante o Renascimento Italiano. Restauros arqueológicos da arquitetura clássica. A trajetória do pensamento preservacionista na Europa durante o século XIX e XX: teóricos, teorias e práticas de restauro (França, Inglaterra, Itália, Áustria). Pós-brandianos. A trajetória do pensamento preservacionista no Brasil. Criação do IPHAN, primeiras práticas e a formação específica. Documentos internacionais: as Cartas Patrimoniais. Os teóricos do restauro e as cartas patrimoniais. As Cartas e a atuação da gestão pública na proteção do patrimônio cultural. Códigos de ética. O patrimônio imaterial. Parte 01 – Trajetória do pensamento preservacionista no contexto europeu: 1. O interesse pelas construções do passado; 2. A forma de atuar nos monumentos na época do Renascimento; 3. O restauro na Itália em meados do século XVIII ao início do XIX; 4. Notas da história do restauro do século XIX ao XX: restauro na França e a atuação de Eugène Emmanuël Viollet-le-Duc (restauro estilístico) no século XIX; restauro romântico na teoria de John Ruskin na Inglaterra durante o século XIX; o restauro filológico de Camillo Boito no final do século XIX na Itália; o restauro científico de Gustavo Giovannoni na primeira metade do século XX na Itália; contribuição de Alois Riegl na Áustria no início do século XX; a prática da reconstrução no pós-guerra; o restauro crítico em meados do século XX na Itália e a teoria do restauro de Cesare Brandi; o restauro no final do século XX na Espanha e a atuação de Antoni González Moreno Navarro; os caminhos do século XXI e a teoria contemporânea da conservação de Salvador Muñoz Viñas;Parte 02 – A experiência brasileira na intervenção no patrimônio edificado: 1. As primeiras ações de defesa do patrimônio; 2.  Os caminhos da preservação a partir dos modernistas e a criação do órgão de defesa do Patrimônio (SPHAN, atual IPHAN); 3. Primeiros tombamentos, os destombamentos e as consequências nas pré-existências em termos de permanências e transformações; 4. A trajetória do pensamento preservacionista em Belém; 5. A influência do pensamento do restauro estilístico nas primeiras intervenções do IPHAN; 6. As intervenções dos modernistas nas pré-existências; 7. A prática do restauro crítico de Cesare Brandi no Brasil; 8. Novas práticas do restauro pós brandi no século XXI. Parte 03 – Notas da história, ciência e técnica no restauro: 1.  Os primeiros passos da ciência na contribuição à conservação dos monumentos (século XIX); 2. O papel de Viollet-le-Duc para a ciência da conservação; 3. O nascimento da moderna ciência da conservação; 4. O caso brasileiro.


PGPAT0003 - PESQUISA CIENTÍFICA APLICADA ÀS QUESTÕES DO PATRIMÔNIO CULTURAL (60 horas, 04 créditos) Exclusiva para discentes do PPGPatri

Ementa: Apresentar os diversos conceitos de patrimônio, de sua gênese à diversidade atual. Relação entre público e patrimônio. Representação e interpretação do patrimônio. Metodologias e métodos interdisciplinares da pesquisa em patrimônio e sociedade. Metodologia científica: da filosofia à ciência; conceito de ciência; o método científico. O método lógico na redação científica: a criação de ideias; tipos de variáveis (operacionais ou teóricas, independentes ou dependentes, necessárias ou suficientes); tipos de perguntas; pesquisa descritiva e pesquisa de associação. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa, pesquisa de campo e pesquisa de laboratório, análise estatística. A redação científica: estrutura básica; título; tipos de resumo; introdução; revisão bibliográfica (como e onde fazer); objetivos gerais e específicos; planejamento/delineamento da pesquisa; elementos ilustrativos (tabelas e figuras); materiais e métodos/abordagem metodológica; coleta dos dados; análise e interpretação dos resultados, discussão; conclusão; citação em texto científico. Autoria científica e plágio. Projeto de pesquisa. Publicação de artigos: bases científicas, tipos de periódicos, fator de impacto, processo de submissão, carta de encaminhamento, avaliação, artigo negado, retracted. Artigo Científico.


PGPAT0002 - SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO INTERDISCIPLINAR (30 horas, 02 créditos) Exclusivo para discentes do PPGPatri

Ementa: Constitui a elaboração e confecção de relatório, acompanhado de uma apresentação oral, sobre o plano de trabalho a ser desenvolvido durante a pesquisa. Deverá constar uma clara definição do problema a ser investigado, fundamentado em levantamento bibliográfico recente, e dos métodos de investigação propostos. Um cronograma de execução, compatível com o programa, também, deverá ser apresentado. Será concedido um conceito pela comissão de avaliação do seminário (orientador e mais dois especialistas na área de conhecimento).

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS:

LINHA 01

PGPAT0018 - ANTROPOLOGIA, CULTURAS E ETNOGRAFIA (60 horas, 04 créditos)

Ementa: Conceito de Homem. Cultura. A Antropologia como campo do conhecimento. Os clássicos. Método etnográfico. Alteridade e diversidade cultural. Autores contemporâneos. O interpretativismo. Os pós-modernos. Antropologia e ética.


PGPAT0029 - ARQUEOLOGIA MORTUÁRIA (60 horas, 04 créditos)

Ementa: Definições de arqueologia mortuária. Contexto mortuário e teoria arqueológica. Tipos de enterramento. Gestos mortuários e simbolismo. Ritualização e matrizes religiosas. Tafonomia. Metodologia e interpretação do enterramento: arqueotanatalogia. Bioarqueologia: análise e interpretação do remanescente humano. Práticas mortuárias na Amazônia pré-colonial. Remanescente humano como cultura material e patrimônio biocultural.


PGPAT0014 - ESTUDOS ARQUEOLÓGICOS DO PATRIMÔNIO (60 horas, 04 créditos)

Ementa: 1) Métodos e técnicas de campo em arqueologia. 2) Levantamento, Prospecção e Escavação de sítios arqueológicos. 3) Estudo de estruturas e artefatos in situ. 4) Métodos e técnicas de laboratório em arqueologia histórica. 5) Identificação, seleção, análise e interpretação de vestígios provenientes de sítios arqueológicos históricos. 6) Estudos laboratoriais de artefatos em louça, vidro e metal.


PGPAT0005 - MUSEUS E PATRIMÔNIO MÓVEL (60 horas, 04 créditos)

Ementa: A vida social dos objetos e os processos de patrimonializacão e musealização. Biografia e trajetória de objetos e coleções. Tipologias e desenvolvimento de coleções. História moderna dos museus e do colecionismo. O museu como lugar de produção de conhecimento e de sentidos. Museus e memória: desconstruindo relações de poder. O museu como sistema: dinâmica, organização e gestão. Curadoria, documentação e tombamento. Noções de conservação preventiva.

PGPAT0012 - PATRIMÔNIO CULTURAL, INTERFACES TECNOLÓGICAS E EXPANSÃO DA SUBJETIVIDADE E SOCIABILIDADE (60 horas, 04 créditos)

Ementa: A disciplina propõe examinar a produção de conhecimento em Patrimônio Cultural em sua relação com as tecnologias digitais, como estratégia de expansão da subjetividade e de sociabilidade. Diálogo interdisciplinar de referenciais teóricos, especialmente, de Museologia, Comunicação e Filosofia, nas suas interfaces com os processos produtivos de pensamento sobre o patrimônio na Cultura digital, transmidiática e ciberconectada. Problematiza compreensões de tempo e espaço aplicados ao Patrimônio em suas diversas formas de expansão contemporâneas na ambiência digital, de hiperconexão em rede, e de hibridação. Destaca conceitos como os de devir, virtual e atual para refletir sobre a (re) criação da memória e a vivência do patrimônio, nos ambientes expandidos. Nesse sentido, articula debates sobre o virtual com a criação, resultante de agenciamentos entre o patrimônio, a ciência e a tecnologia, o que permite repensar subjetividades, sociabilidades e poder. 


PGPAT0011 - PATRIMÔNIO E ARTES (60 horas, 04 créditos)

Ementa: Patrimônio, Arte, Sociedade e História. A Fase Heroica e a Fase Moderna. Patrimônio, Arte e Paisagem na Amazônia. Patrimônio Artístico como problemática no Pensamento Latino-americano. A experiência do sagrado e suas relações entre Arte e Religião. Patrimônio Religioso.


PGPAT0026 - PATRIMÔNIO IMATERIAL: DIÁLOGOS COM OS BENS DE NATUREZA MATERIAL (45 horas, 03 créditos)

Ementa: Conceitos fundamentais para as interpretações do patrimônio cultural: memórias e identidades. Ampliação do conceito de patrimônio cultural. Correlação entre os bens de natureza material e imaterial. Valorização dos bens intangíveis pelas agências de patrimônio. Processos de ressignificação dos bens salvaguardados pela indústria cultural. Espetacularização do patrimônio cultural.


PGPAT0001 - TÓPICOS ESPECIAIS (15 horas, 01 créditos)

Ementa: As disciplinas no formato de tópicos especiais consistem no desenvolvimento de seminários sobre temas de natureza diversa, do interesse de professores e grupo de alunos, assim como permite a participação de professores doutores convidados. A duração é de quinze horas.


DISCIPLINAS OPTATIVAS:

LINHA 02

PGPAT0025 - ARGAMASSAS HISTÓRICAS E ARGAMASSAS DE RESTAURAÇÃO À BASE DE CAL (60 horas, 04 créditos)

Ementa: A partir da articulação dos conteúdos, o aluno irá desenvolver a capacidade de analisar questões teóricas e práticas relativas a caracterização de argamassas históricas à base de cal. Para isso, disciplina abordará o histórico do material, seus principais componentes, modo de preparo, técnicas de aplicação e suas principais características e propriedades. Ainda, o aluno poderá identificar e analisar patologias existentes de modo a compreender os processos de degradação e quais soluções podem ser empregadas para solucionar ou amenizar tais problemáticas. Por fim, a disciplina abordará as principais diretrizes para produção de argamassas de restauro, teóricas e práticas, de modo a obter a compatibilidade com os materiais históricos. A disciplina também apresentará o uso de técnicas analíticas na caracterização do material histórico e proposição do material de restauro. Ressalta-se que serão abordados os principais tipos de substratos onde as argamassas são aplicadas, por exemplo, alvenaria de pedra, alvenaria de tijolo e alvenaria mista, visto que o tipo de substrato tem relação direta com o desempenho das argamassas históricas e de restauro. A avaliação para identificar a apreensão do conteúdo da disciplina ocorrerá de forma gradual, por meio da participação nas atividades práticas, nas apresentações dos estudos de caso e no desenvolvimento de uma avaliação escrita.


PGPAT0017 - BIODETERIORAÇÃO EM BENS CULTURAIS (60 horas, 04 créditos)

Ementa: Organismos Biodeteriorantes: diversidade de fungos celulolíticos; Liquens – diversidade e seus hábitos; 3. Briófitas: diversidade e hábitos; 4. Espermatófitas – diversidade e hábitos; 5. Invertebrados celulolíticos – diversidade e hábitos.


PGPAT0016 - CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE BENS MÓVEIS E IMÓVEIS (60horas, 04 créditos)

Ementa: Terras: adobes e taipas; 2. Argamassas; 3. Rochas ornamentais; 4. Metais; 5. Madeiras; 6. Tintas e vernizes; 7. Estuques; 8. Cerâmicas. 9. Análises laboratoriais: traço mais provável; Granulometria; Análise quantitativa de sais solúveis; Verificação do nível de carbonatação da cal com fenoftaleína; Absorção total em água; Densidade pelo picnômetro de Hubbar; Tabela de Munsell; Estratificação da camada pictórica (prospecção e microscopia); Instrumentos e métodos de medição do teor de umidade; Medição de brilho e espessuras de camadas de tinta; Coleta e análises de microorganismos.10. Produtos químicos para restauro: 1. Conceito e classificação de polímeros; 2. Poliésteres; 3. Epóxis; 4. Acrílicos; 5. Resinas polivinílicas; 6. Silicones e silanos; 7. Resinas, vernizes e gomas naturais; 8. Ceras e parafinas; 9. Consolidantes e protetoras não orgânicos.


PGPAT0015 - CONSERVAÇÃO URBANA E SÍTIOS HISTÓRICOS (60 horas, 04 créditos)

Ementa: Conservação urbana e territorial integrada. Articulação em restauro urbano integrado e restauro arquitetônico. Paralelos internacionais. Principais problemas de conservação urbana. Leis do urbanismo orgânico. As cicatrizes urbanas.  Restauro Urbano Integrado. Reabilitação urbana. Eixos estruturantes e de articulação. Repovoamento e reformulação do tecido comercial em áreas históricas. Habitação social em centros históricos: legitimidade da permanência e a questão da sustentabilidade.


PGPAT0028 - DIAGNÓSTICO E CONSERVAÇÃO DE VIDRO E VITRAL (60 horas, 04 créditos)

Ementa: Conhecer o histórico do vidro e suas aplicações, sobretudo na arquitetura, quais os diferentes tipos de vidros, bem como suas propriedades químicas, óticas, mecânicas e termomecânicas, aprendendo sobre as diversas metodologias para caracterizar, reconhecer e distinguir os diferentes materiais. A disciplina também abordará a identificação dos mecanismos de alteração do material e as principais técnicas analíticas que são utilizadas na sua caracterização. A partir da articulação destes conteúdos, o discente desenvolverá a capacidade de compreender a transdisciplinaridade do conhecimento adquirido na disciplina, conhecer e distinguir os diferentes tipos de vidro e suas técnicas de fabricação e decoração, identificar as principais patologias que podem afetar o material, elaborar e preencher uma ficha de diagnóstico para objetos de diferentes tipologias, desenvolver um plano de conservação preventiva e/ou de intervenção baseada no diagnóstico proposto anteriormente.


PGPAT0009 - PROCESSOS DE ALTERAÇÕES EM BENS CULTURAIS (60 horas, 04 créditos)

Ementa: Conceito de alteração, deterioração, danos, intemperismo. Ações antrópicas. Agentes de alteração dos materiais. Fatores extrínsecos e fatores intrínsecos. Mecanismos de alteração dos materiais. Noções de graus e níveis de deterioração e aplicação em ações de preservação de alguns materiais. Deterioração dos materiais porosos: Tensões superficiais de cristalização; Dissolução de componentes solúveis; Stress interno (gelo e degelo e cristalização de sais solúveis nos poros); Formação de crosta negra; Vandalismo; Choque térmico; Stress mecânico; Vibração; Ação química de agentes poluentes e água; Radiação; Umidade. Mineralogia e herança cultural.


PGPAT0008 - QUÍMICA APLICADA À INTERPRETAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE BENS CULTURAIS (60 horas, 04 créditos)

Ementa: Conceitos básicos de Química. Ligações químicas. Reações Químicas. Cálculo estequiométrico. Princípios básicos de química e sua aplicação na restauração. Produtos químicos da conservação e restauro. Manuseio e cuidados. Testes e aplicação. Conceito e classificação de polímeros. Poliésteres. Acrílicos. Epóxis. Resinas polivinílicas. Silicones e silanos. Nano materiais. Ceras e parafinas. Consolidantes e protetores não orgânicos.


PGPAT0007 - TÉCNICAS ANALÍTICAS APLICADAS AOS BENS CULTURAIS (60 horas, 04 créditos)

Ementa: Conceito de mineral e material amorfo; 2. Propriedades dos minerais: sistemas cristalinos, cor, brilho, dureza, clivagem; 3. Identificação física, química e mineralógica dos materiais: as técnicas instrumentais não destrutivas e destrutivas; 4. As técnicas instrumentais não destrutivas: captura de imagens em infravermelho, medição de camadas superficiais, medição de brilho, luz ultra-violeta e luz negra, Fluorescência de Raios-X portátil; 5. As técnicas instrumentais destrutivas: Microscopia ótica; Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV); Microssonda; Difração de Raios-X (DRX); Fluorescência de Raios-X (FRX); Análise Térmica Diferencial e Gravimétrica (ATD/TG); Infravermelho (IF); Granulômetro a laser. ICP-MS. CROMATÓGRAFO DE ÍONS. Espectrômetro µ-FRX ARTAX portátil. FTIR/ATD-TG/BET. Analisador de área superficial e tamanho de poro – BET. Espectrômetro µ-Raman. Análise térmica e termogravimétrica. Análise térmica Diferencial e Gravimétrica. Microssonda Eletrônica.


PGPAT0001 - TÓPICOS ESPECIAIS (15 horas, 01 créditos)

Ementa: As disciplinas no formato de tópicos especiais consistem no desenvolvimento de seminários sobre temas de natureza diversa, do interesse de professores e grupo de alunos, assim como permite a participação de professores doutores convidados. A duração é de quinze horas. 


PGPAT0027 - TECNOLOGIA DIGITAL E PATRIMÔNIO (60 horas, 04 créditos)

Ementa: Aspectos teóricos e práticos sobre as principais tecnologias digitais para registro e documentação de bens materiais do patrimônio cultural. Serão abordados a captura e o processamento digital de imagens, bem como sua aplicação para a modelagem tridimensional desses bens.


ATIVIDADES: 

  • PGPAT0013 - ESTÁGIO DOCENTE (45 horas, 3 créditos)
  • PGPAT0019 - PARTICIPAÇÃO EM PESQUISA DOCENTE (45 horas, 3 créditos)
  • PGPAT0010 - PESQUISA DISCENTE ORIENTADA (45 horas, 3 créditos)
  • PGPAT0021 - QUALIFICAÇÃO DE MESTRADO
  • PGPAT0020 - DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

PERCURSO DISCENTE PPGPatri